Como eliminar pulgões de suas plantas: guia completo

Os pulgões são uma praga comum em jardins e pomares que podem danificar seriamente as plantas se não forem devidamente controlados. Felizmente, existem vários métodos eficazes para eliminar os pulgões e prevenir o seu aparecimento no futuro. Neste guia completo contaremos tudo o que você precisa saber para manter suas plantas livres dessa praga. Também neste outro artigo mostramos os tipos de pulgões que existem para conhecer as características de cada um.

Identificação de pulgões

É importante saber a aparência do pulgão para identificá-lo em suas plantas. Os pulgões são insetos pequenos, de corpo mole e formato oval. Eles variam em tamanho de 1 a 5 mm de comprimento e geralmente são verdes, amarelos, pretos ou marrons. pulgão em fundo branco

Ciclo de vida do pulgão

Compreender o ciclo de vida do pulgão é fundamental para prevenir o seu aparecimento e eliminá-lo eficazmente. O pulgão passa por quatro estágios em seu ciclo de vida:

  • ovo
  • ninfa
  • adulto alado
  • adulto sem asas

Os ovos são pequenos e são encontrados nas folhas e caules das plantas. As ninfas são semelhantes aos adultos, mas não têm asas e geralmente são verdes. Os adultos alados são responsáveis ​​pela reprodução e migração do pulgão, enquanto os adultos não alados são os que se alimentam das plantas.

Melhores métodos e produtos para eliminar pulgões

Existem vários métodos que você pode usar para remover pulgões de suas plantas. Aqui estão alguns dos mais eficazes:

Inseticida para matar pulgões

O inseticida é uma das opções mais eficazes para eliminar os pulgões. Esse tipo de sabonete contém ingredientes como óleos essenciais e extratos de plantas que atuam como repelentes de insetos. Você pode usar o sabonete para eliminar pulgões diluindo-o em água e aplicando com pulverizador ou esponja nas folhas da planta. É importante aplicar o sabonete regularmente para obter melhores resultados.


Armadilhas para eliminar pulgões

As armadilhas para pulgões são uma alternativa natural e eficaz para controlar esta praga. As armadilhas consistem em fitas adesivas amarelas que atraem os pulgões e os prendem quando entram em contato com eles. Você pode colocar armadilhas ao redor das plantas afetadas para capturar os pulgões antes que danifiquem as folhas e os brotos.


Spray para matar pulgões

Um pulverizador é uma ferramenta muito útil para aplicar produtos inseticidas nas plantas. Existem diferentes tipos de pulverizadores no mercado, desde manuais até elétricos. Alguns dos produtos que você pode usar para eliminar pulgões são óleo de nim , sabonete inseticida e álcool isopropílico diluído em água . Lembre-se de seguir as instruções do fabricante e aplicar o produto em todas as partes da planta onde houver presença de pulgões.

Remédios caseiros para eliminar pulgões

Se preferir evitar o uso de produtos químicos em suas plantas, existem vários remédios caseiros que você pode usar para se livrar dos pulgões, mas eles não serão tão eficazes quanto os produtos mencionados acima:

  • Alho – O alho tem propriedades repelentes de insetos e pode ajudar a prevenir o aparecimento de pulgões em suas plantas. Você pode picar alguns dentes de alho e misturá-los com água e depois borrifar a solução nas plantas afetadas.

  • Pimentão – O pimentão é outro ingrediente natural que atua como repelente de insetos. Você pode misturar pimenta em pó com água e borrifar nas plantas afetadas.

  • Azeite – O azeite pode atuar como sufocante para pulgões, obstruindo suas vias respiratórias. Você pode misturar azeite com água e aplicá-lo com spray nas plantas afetadas.

Dicas para aplicação de produtos inseticidas

Se você decidir usar produtos inseticidas para matar pulgões, é importante tomar alguns cuidados para não danificar suas plantas:

  • Aplique produtos inseticidas em horas de menos calor para evitar que as folhas queimem.

  • Use luvas e proteção para os olhos ao aplicar os produtos para evitar qualquer reação alérgica.

  • Evite aplicar o produto próximo a animais e pessoas.

Como prevenir o aparecimento de pulgões no futuro

Prevenir o aparecimento de pulgões é fundamental para manter suas plantas saudáveis ​​e bonitas. Algumas estratégias para prevenir o aparecimento de pulgões são:

  • Plantas que repelem pulgões : Algumas plantas têm propriedades repelentes que podem ajudar a prevenir o aparecimento de pulgões em suas plantas. Algumas dessas plantas são hortelã, coentro, calêndula, sálvia e alho. Você pode plantar essas ervas ao redor das plantas para manter os pulgões afastados.

  • Cuidados preventivos com as plantas : Manter as plantas saudáveis ​​e fortes é fundamental para prevenir o aparecimento de pulgões e outras pragas. Certifique-se de regar suas plantas regularmente e fertilizar com fertilizante orgânico para promover um crescimento saudável. Também é importante remover folhas e galhos mortos para evitar que se tornem fontes de infecção para plantas saudáveis.

Identificação de outras pragas de plantas comuns

O pulgão não é a única praga que pode afetar suas plantas. Algumas outras pragas comuns são:

  • Ácaro-aranha – O ácaro-aranha é um pequeno ácaro que se alimenta da seiva das plantas. Você pode identificá-lo pelas pequenas teias de aranha que deixa nas folhas.

  • Mosca-branca – A mosca-branca é um inseto pequeno e branco que se alimenta da seiva das plantas. Você pode identificá-lo pelas manchas amarelas nas folhas e pela presença de pequenos insetos voadores ao redor das plantas.

  • Cochonilha – A cochonilha é um inseto pequeno e oval que se alimenta da seiva das plantas. Você pode identificá-lo pelas pequenas protuberâncias brancas ou marrons nas folhas e galhos das plantas.

    Para combater essas pragas, existem diversos produtos químicos e inseticidas que você pode usar. Você também pode optar por remédios caseiros como óleo de nim e sabonete inseticida. Lembre-se de seguir as instruções do fabricante e aplicar os produtos com segurança e eficácia.

    Cuidados com as plantas após a remoção do pulgão

    Depois de remover o pulgão das plantas, é importante continuar cuidando delas para prevenir futuras infestações e promover um crescimento saudável. Algumas dicas de cuidados pós-remoção são:

    • Fertilização Regular – É importante fertilizar suas plantas regularmente para garantir um crescimento saudável. Você pode usar fertilizante orgânico ou químico, dependendo de suas preferências.

    • Poda adequada – A poda adequada é a chave para manter suas plantas saudáveis ​​e promover um crescimento vigoroso. Certifique-se de podar galhos e folhas mortas ou doentes para evitar que se tornem fontes de infecção para plantas saudáveis.

    • Rotação de culturas – A rotação de culturas é uma prática recomendada para prevenir o aparecimento de pragas e doenças nas suas plantas. Essa prática consiste em mudar a localização de suas plantas a cada estação para evitar o acúmulo de patógenos e pragas no solo.

    Com essas dicas e métodos eficazes, você conseguirá eliminar os pulgões de suas plantas e mantê-las saudáveis ​​e bonitas por muito tempo. Lembre-se de ser paciente e perseverante na luta contra as pragas, e em breve você terá um jardim ou pomar livre de pulgões e outras pragas irritantes.


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.